quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Espionagem Virtual – Brasil

Durante um palestra da Campus Party 2013 a diretora da Organização pró-liberdade na web EFF (Electronic Frontier Foundation), Rainey Reitman disse que por conta da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 vai aumentar a “espionagem” virtual no Brasil.

Rainey Reitman disse exatamente o seguinte "O que costuma acontecer antes desse tipo de evento é a montagem de um enorme sistema de monitoração da atividade virtual por parte do governo e de outras organizações" e completou dizendo "O que vocês devem fazer é ficar atentos para esse tipo de iniciativa e posicionar-se contra ele”.

Rainey ainda elogiou a Lei Marco Civil da Internet (Projeto de Lei 2.126/11) que esta na Câmara para votação há qual vive sendo adiada. Sobre a lei ela disse "O Marco Civil garantirá a liberdade dos internautas e deve ser incentivado por todas as pessoas que têm interesse nisso”.

Segundo Rainey as monitorações ilegítimas não estão diminuindo. "Cada vez mais nossas vidas estão on-line. Confiamos até informações médicas à internet!". "As mesmas tecnologias que ajudam jornalistas a encontrarem fontes em lugares perigosos estão sendo utilizadas para espionagem, por meio de interceptação".


A EFF vem trabalhando para recuperar os arquivos do Megaupload entre outros projetos. Rainey aproveitou para solicitar dos participantes da Campus Party que colaborem com os projetos, no quais ela citou o TOSBack (de rastreamento de termos de serviço de sites, que terá um mutirão dedicado a ele durante esta edição do evento); Pidgin (de proteção do conteúdo de mensagens instantâneas); Tor e o HTTPS Everywhere (ambos de criptografia de dados de navegação).

Fonte: Folha de São Paulo - TEC

Nenhum comentário: