terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Os 8 Odiados

Este é o oitavo filme escrito e dirigido por Quentin Tarantino, o que deixa ele mais perto da aposentadoria, pois segundo o próprio Quentin, ele vai fazer 10 filmes para poder se aposentar. Por coincidência ou não o oitavo filme tem o título de Os 8 Odiados.

Para começar a falar do filme, nada melhor que o cenário. Quentin escolheu como plano de fundo belas montanhas geladas e cobertas de neve que dão o excelente tom ao cenário e encaminham o início do longo até a chegada a Venda da Minnie, onde o filme segue, cenário esse de excelente montagem.

Os 8 Odiados mostra a trajetória de pessoas diferente rumo a um mesmo local, Red Rock, cidade para onde John Ruth (Kurt Russell), um caçador de recompensa está levando a assassina Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh) para ser enforcada. Durante está viagem Ruth é avisado pelo cocheiro O.B. Jackson (James Parks) que tem um homem na estrada pedindo carona, o homem em questão é o Major Marquis Warren (Samuel L. Jackson) que também está indo para Red Rock levar 3 prisioneiros para pegar as recompensas.

Após o encontro de Warren e Ruth, eles seguem a viagem e acabam encontrando mais um pedindo carona, o homem se apresenta como Sheriff Chris Mannix (Walton Goggins), o novo xerife de Red Rock.

O começo do longo já apresenta bem aquele toque de violência e linguajar pesado que Quentin costuma usar em seus filmes, mais, porém a violência não parece ser gratuita e sim uma reação para uma ação anterior.

Os grandes momentos do filme começam a ocorrer quando a caravana de Ruth chega na Vendinha da Minnie para aguardar a passagem de uma nevasca e lá encontram com um grupo na mesma situação. O novo grupo é introduzido ao filme através de questionamentos iniciais feitos por Ruth, que não confia em ninguém. Os questionados por Ruth são Bob (Demián Bichir), Oswaldo Mobray (Tim Roth), Joe Gage (Michael Madsen) e Bruce Dern.



Os 8 Odiados como era de se esperar de um filme de Quentin Tarantino traz violência extrema e muito sangue nas cenas, mais também apresenta diálogos bem construídos e muitas vezes bem pesados, com a utilização de palavras e palavrões que por si só já fazem o filme ser de classificação 18 anos. O enredo se desenvolve de maneira clara e pausada, pois o filme é dividido em capítulos, o que facilita para alguns e gera um charme a mais ao longa.

As cenas externas como já referenciados no início são de uma qualidade magnifica e trazem paisagem impressionantes e bem escolhidas. Já o cenário da Vendinha é completo, impecável e Quentin trabalha nele de uma forma muito boa, principalmente com o jogo de câmeras.




Os 8 Odiados chegou no Brasil só agora no início de 2016 (Lançado no EUA no final de 2015) e já está na lista dos melhores do ano (minha opinião). Este longa não e para crianças e sim para fãs do trabalho de Quentin ou de qualquer ator que está no filme que não ligue para violência extrema ou vocabulário pesado.


Obs¹: Samuel l. Jackson e Walton Goggins impecáveis.
Obs²: Filme rodado em 70mm com duração de 187 mi (Digital 167 min).

Nenhum comentário: