domingo, 30 de março de 2014

Interstellar

Durante a CinemaCon, Christopher Nolan  participou de um encontro com jornalistas para falar de Interstellar. Sem dar detalhes sobre a trama, o diretor revelou suas motivações para fazer o longa e falou sobre os aspectos técnicos da ficção científica.
Citando Star Wars 2001: Uma Odisseia no Espaço, Nolan disse que a ideia é fazer um filme que agrade famílias e cinéfilos: "Cresci em uma época que foi basicamente a Era de Ouro do Blockbuster, quando um 'filme para a família' tinha uma base ampla e um apelo universal e era algo que eu queria rever. Algo que realmente nos via como o que éramos como pessoas, para onde iríamos, algo que tentava abordar a experiência humana...Para mim [Interstellar] é sobre voltar aos filmes com que eu cresci, que me levaram a lugares que eu nem podia imaginar".
O diretor também revelou ter usado uma abordagem parecida com a de Alfonso Cuarón em Gravidade  para criar um ambiente mais realista para o elenco nas cenas espaciais. No exterior dos sets de naves, Nolan posicionou monitores com o ambiente criado pela equipe de efeitos visuais para que os atores pudessem ver o que acontecia fora da nave no momento da cena. Essa abordagem permitiu, segundo o cineasta, que o filme fosse rodado "como um documentário".
Além das cenas em IMAX, o filme promete criar uma experiência evolvente usando o som e não o 3D: "Filmamos boa parte do filme em IMAX, mais do que em qualquer outro filme. Teremos belas tomadas em IMAX em trechos importantes. E estamos realmente elevando ao máximo todos os recursos técnicos existentes, principalmente na mixagem de som. Temos planos ambiciosos sobre como vamos maximizar o potencial do som já existente nos cinemas...usando o equipamento que já está lá, você não precisará comprar nada novo. O que realmente estamos tentando fazer é dar ao público uma experiência melhor, uma experiência imersiva. Entramos em contato com os donos de cinema para realmente levar isso da melhor maneira possível para o público. Como dizem por aí, o projecionista é quem tem o corte final. Realmente acho que a forma como esse filme será apresentado será mais importante do que em qualquer outro filme que já fiz. Para tanto, será preciso criar uma parceria entre estúdios e cinemas", declarou.
Interstellar narra as aventuras de um grupo de exploradores que usam um "buraco-de-minhoca" no espaço para superar as limitações das viagens espaciais humanas e conquistar vastas distâncias em viagens interestelares. Christopher Nolan reescreveu o roteiro de Jonathan Nolan(irmão e parceiro do diretor em Amnésia, nos dois últimos filmes de Batman e em O Grande Truque), baseado nas teorias científicas desenvolvidas por Kip Thorne, físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia especialista em Teoria da Relatividade.
No elenco estão Matthew McConaugheyAnne HathawayJessica ChastainBill Irwin,John LithgowCasey AffleckDavid GyasiWes BentleyMackenzie FoyTimothée ChalametTopher GraceDavid OyelowoEllen Burstyn e Michael Caine.
A equipe conta com o diretor de fotografia Hoyte van Hoytema (O Espião que Sabia Demais), o diretor de arte Nathan Crowley (trilogia Batman), a figurinista Mary Zophres (Caça aos Gângsteres), o montador Lee Smith (trilogia Batman, Elysium), o compositor Hans Zimmer(trilogia Batman) e o supervisor de efeitos especiais Paul Franklin (A Origem, trilogia Batman).
Nolan produz Interstellar ao lado de Emma Thomas Linda Obst. O físico Kip Thorne será consultor do filme e assina a produção-executiva com Jake Myers e Jordan Goldberg.Paramount e Warner Bros. dividem os custos e os direitos de distribuição do longa. A estreia acontece em 6 de novembro de 2014, com lançamento no formato IMAX. Será um dos últimos lançamentos da Paramount Pictures em película.
Via Omelete/Natália Bridi

Nenhum comentário: