sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ouya

Apesar da indústria dos consoles estar cada vez mais forte e com o PC retornando à sua glória de plataforma de games que tinha antigamente, o domínio que mais aumenta são dos jogos independentes e jogos em aparelhos móveis.
Isso se deve não só pelo baixo custo de compra dos games, mas também da facilidade de desenvolvimento. As grandes publicadoras como EA e Activision não estão nem aí para os jogos independentes, e raramente apoiam qualquer coisa que não seja um shooter genérico. Ser independente representa mais liberdade criativa e profissional.
Só que isso tem obrigado aos gamers a se manter fechados em seus aparelhos móveis, se afastando da televisão e da sala, o grande local de jogatina por mais de três décadas.
Pensando nisso, Julie Uhrman decidiu investir numa ideia interessante: um console, que rode jogos independentes, na sua televisão, e que permita que você mesmo crie o jogo que quiser!
Com o nome Ouya, o console é construído na plataforma open source do Android. Não só é possível jogar, mas também todo Ouya é uma plataforma de desenvolvimento, sem a necessidade de comprar uma licença do SDK do Android. E não, o Ouya não é um port do Android. E depois de desenvolver, é só lançar o game direto no console!
A única exigência que Julie e a equipe do Ouya fazem é que pelo menos um pedaço do game precisa ser gratuito. Bons exemplos (usados no console) são Team Fortress 2League of Legends eTriple Town.
Eles ainda convidam hackers e outros especialistas em tecnologia a experimentar com as especificações do console, e se oferecem a entregar todo o desenho do hardware para quem quiser saber.
As especificações técnicas são as seguintes: Processador Quad-Core Tegra3; 1GB de RAM; 8GB de espaço de armazenamento flash interno; Conexão HDMI com a TV, com suporte até 1080p HD; WiFi 802.11 b/g/n; Bluetooth LE 4.0; Uma entrada USB 2.0; Controle wireless com controles básicos (dois analógicos, um direcional, oito botões de ação e um botão de sistema) e um touchpad; Android 4.0.
Tudo isso por um preço único, cujo pacote básico não deve passar de $99 dólares quando entrar no mercado. Só que, para isso ser realizado, o Ouya precisa da sua ajuda, do seu apoio, através do financiamento público do Kickstarter.
As recompensas variam de $10 dólares até $10.000. A mais básica, para adquirir o console, é de$95 dólares (+ $20 para envios fora dos EUA e $30 para um segundo controle).
Abaixo, você confere as citações dos grandes apoiadores do projeto, que muitos dos nerds vão reconhecer
“Este tem o potencial para ser o console do desenvolvedor de games. Já estava na hora!” –Brian Fargo (fundador da inXile) 
“Quem não iria querer uma belíssima peça de desenho industrial que é vendido por $99, pluga direto na sua TV e dá acesso à uma enorme biblioteca de jogos?” –Jordan Mechner (criador de Prince of Persia, Karateka) 
“Se OUYA entregar a promessa de ser a primeira plataforma de games verdadeiramente aberta, que dá aos desenvolvedores indie acesso ao mercado de jogos da sala de estar, sim, é uma grande ideia. Vamos acompanhar o desenvolvimento do OUYA e ver como ele ressoa com os gamers. Consigo ver todos os jogos atuais da Mojang já na plataforma, se houver demanda para isso.” – Mojang (desenvolvedora de Minecraft) 
“Estou empolgado para o OUYA! Acredito piamente que sempre há espaço para desafiar o status quo.” – Jenova Chen (thatgamecompany, criadora de flOw, Cloud, e Flower)
“A ideia de um console barato, aberto — esta é uma ideia que acho realmente empolgante.” – Adam Saltsman (Semi Secret, criador de Canabalt)
“Nossos games vão funcionar tão bem numa televisão, que precisamos apenas de uma forma fácil de levá-los até lá. O OUYA pode ser este caminho.” — Marek Rabas (Madfinger Games)
“Um console de games aberto que dá aos desenvolvedores independentes a flexibilidade de experimentar com seus jogos e modelos de negócios na TV, é algo que já demorou para acontecer.” – David Edery (Spry Fox, criador de Triple Town)
No começo da criação da notícia, o financiamento estava em menos de $200 mil. Até a publicação desta notícia, o financiamento subiu para $537 mil, em menos de uma hora. Não vai demorar muito para que tudo chegue ao objetivo de $950 mil dólares.









Via Jovem Nerd/Stephan Martins

Nenhum comentário: