quarta-feira, 4 de abril de 2012

Buscadores Sensíveis

O Google foi à primeira empresa de internet a inovar o sistema de busca. Tanto que isto fez dela a maior empresa de internet do mundo. O sistema de busca do Google atualmente e o mais utilizado, deixando para trás sistema como o Bing da Microsoft e o Yahoo.

O gigante da internet nunca esta parado, agora o Google vai investir em um novo sistema, a Busca Semântica. Isso se deve ao fato que os primeiros sinais de humanidade das máquinas estejam aparecendo nas ferramentas de busca. Segundo o engenheiro sênior Amit Singhal da empresa, dentro de pouco tempo o sistema de busca vai ser mais parecido com a forma que os humanos entendem o mundo. Fato este vai determinar a próxima geração de buscadores. Singhal ainda cita que a busca semântica esta presente no sistema Siri (assistente virtual da Apple, presente no iPhone 4S) e também no Wolfram Alpha, Sensebot e Yummly.

Mais qual a diferença entre o atual sistema de busca e a semântica? O sistema de busca atual trabalha baseado na relevância dos conteúdos dos sites e na quantia de compartilhamento dos links da página, etc. A busca semântica utiliza o cruzamento de dados, que são “interpretados” pelas máquinas para compreender o sentido da busca, apresentado um resultado mais eficaz. Traduzindo o sistema semântico vai ser bem mais direto nas respostas, como um ser humano faria.

A Microsoft com o Bing, que ainda esta em fase beta, também já demonstrou que vai investir nesta forma de busca.

Alguns especialistas acreditam que esta forma de busca vai se torna tão boa que não vai ser mais necessário nem fazer a busca, ou que o seu celular vai ser capaz de captar uma dúvida sua durante uma conversa. Tudo baseado no contexto.

O que a busca semântica vai trazer são resultados mais completos e focados no tema pesquisado, por isso que eles dizem que o sistema vai ser mais humano, pois ele vai ser direto igual à resposta de uma pergunta feita para qualquer pessoa. Isso sem dúvida vai melhorar muito à forma de pesquisa.



Fonte: Folha de São Paulo:Caderno TEC



Nenhum comentário: