quarta-feira, 7 de março de 2012

Pagamento via NFC

Uma nova tecnologia promete mudar a forma de pagamento de serviços diversos pelo mundo. Empresas de Telefonia e de Cartões de Crédito estão trabalhando para disponibilizar esta nova ferramenta. A nova forma de pagamento se chama Near Field Communication (NFC). A NFC e uma tecnologia para comunicação sem fio entre dispositivos em curta distância.

O funcionamento deste sistema se da através da transmissão de dados sem fio pela aproximação do celular de um terminal de cobrança. Este processo é parecido com o que atualmente ocorre com os cartões de crédito, porém sem o contato com o terminal de cobrança.

Varias empresas já fazem trabalhos sobre esta plataforma. Em abril a Vodafone vai começar a oferecer o serviço de cobrança NFC em cinco países da Europa em parceria com a Visa. Já a Visa fez uma parceria com a Samsung para disponibilizar nas ruas de Londres, cidade das olimpíadas 2012, um sistema de pagamento via celular que vai atender até o transporte publico.

Como de costume em toda nova tecnologia o Google não podia esta fora dessa. Em setembro de 2011 a empresa lançou a Google Wallet, disponível no celular Nexus S da Samsung, com parceria da MasterCard. Este sistema logo mais vai aparecer em celulares da LG. O grupo Isis, no EUA, que é a união da AT&T, Verizon e T-Mobile vai lançar em 2012 o seu próprio sistema de carteira para celular.

Uma estimativa prevê que nos próximos três anos 1,5 bilhões de celulares serão vendidos já com a tecnologia NFC.

Um ponto importante discutido por diversos especialista da área esta na segurança no uso da tecnologia NFC. Os grupos defensores do sistema dizem que o sistema é seguro, pois as informações dos clientes ficam “presas” dentro do cartão do celular, somente acessíveis se o celular estiver ligado e após a senha ser digitada. Vários grupos discutem a segurança do NFC, alguns dizem que o sistema Google Wallet já apresentou problemas de segurança, a Google por sua vez diz que seu sistema e totalmente seguro. Outros dizem que não se tem notícias de ataque hackers em aparelhos com NFC, em uma conferência de segurança um pesquisador da Universidade de Berlim conseguiu injetar um malware em um celular com NFC somente com a aproximação com outro aparelho. As discussões vão sempre existir quando o assunto for novo, isso leva sempre a uma melhoria nos resultados finais que vão atingir o consumidor. Lembrando que nada e perfeito, que falhas sempre podem aparecer.


Mais na prática como funciona o NFC? O funcionamento e muito parecido com os procedimentos usados com o cartão de crédito. Primeiramente o consumidor deve possuir um celular com NFC para pode realizar suas compras e pagamentos. A loja ou fornecedor do serviço desejado pelo cliente deve possuir um aparelho com a mesma tecnologia, este aparelho seria como se fosse às atuais máquinas de cartão. O consumidor escolhe como quer paga pelo serviço, Débito, Crédito ou Fidelidade. Logo após o consumidor aproxima seu celular do aparelho da loja, em uma distância máxima de 2,5 centímetros. Com isso o cartão com tecnologia NFC é acionado, posteriormente o consumidor digita sua senha no celular. Para finalizar o celular deve ser novamente aproximado da máquina da loja, assim finalizando a transação.


O NFC logo deve esta sendo usado com mais freqüência no mundo, mais sua utilização vai depender muito das explicações e garantias de seguranças dadas aos consumidores, pois ninguém vai sair por ai colocando seus dados bancários no celular, sendo que este aparelho esta na lista dos mais roubados, sem ter nenhuma garantia e confiança no sistema.


Fonte: Folha de São Paulo:Caderno TEC

Nenhum comentário: