quarta-feira, 21 de março de 2012

Banco no Celular

A evolução rápida dos aparelhos móveis e a criação de diversos aplicativos estão levando aos aparelhos diversas ferramentas que substituem algumas tarefas do cotidiano das pessoas. Entre as diversas atividades via aparelhos móveis está verificação de e-mail, edição de arquivos como Word ou Excel, entre outros. Entre os aplicativos que mais crescem em utilização estão os de mobile banking ou aplicativos bancários.

No último trimestre de 2011 os mobile bankings eram utilizados por 13% dos brasileiros com celulares, no início de 2011 este número era de apenas 7%, segundo a Acision, empresa de pesquisa do mercado móvel. Já segundo outra empresa, a TNS diz que de 2010 para 2011 o uso de aplicativos bancários subiu 110%.

Alguns especialistas dizem que em até cinco anos o uso de aplicativos bancários móveis deve superar os acessos aos sistemas bancários via PC, Notebook. No quesito segurança os especialistas dizem que o uso do mobile banking é até mais seguro que o internet banking convencional, porém e recomendado seguir algumas dicas para garantir a segurança do sistema, como evitar o uso em redes sem fio aberta, e não deixar senhas salvas no sistema.


No Brasil diversos bancos oferecem o serviço de mobile banking, entre os mais populares estão os aplicativos do Itaú e do Bradesco. Nos diversos aplicativos estão funções como Token (criação de código necessário para transação bancária), Leitor de Código de Barras via Câmera, Localização de Agências via GPS, Consulta de Saldo, Recarga para Telefone Pré-Pago, Pagamentos, Transferências.

Além do Itaú e do Bradesco, bancos como o Banco do Brasil, Santander, HSBC, Banrisul, Citibank e Caixa oferecem aplicativos para diversos sistemas operacionais presentes nos dispositivos móveis existentes no mercado, como Android, iOS, Windows Mobile, Windows Phone, BlackBerry e Symbian.


Os aplicativos bancários são mais um passo para facilitação da vida das pessoas através das tecnologias, tendo como implicação que o uso destes aplicativos é normalmente feito em celulares, este sendo um item alvo de ladrões em varias partes do mundo. Este fato causa preocupação, pois se um celular for roubado com informações bancária, seu dono pode ter problemas maiores do que o roubo do aparelho.

Fonte: Folha de São Paulo:Caderno TEC

Nenhum comentário: