quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Apple iOS 5: Devagar

Para que não conhece o iOS é o sistema operacional da Apple, utilizados nos seus equipamentos portáteis como, iPhone, iPod e iPad. Como todos os sistemas o iOS também sofre atualizações. Essas atualizações são sempre esperadas pelos usuários dos produtos, pois normalmente trazem novidades no layout e novas funções.

Os usuários dos produtos Apple sempre foram privilegiados no casamento entre o hardware e o software dos produtos da marca, pois Steve Jobs sempre implantou a regra que a junção entre hardware e software tem que ser um casamento perfeito e devem ser desenvolvidos juntos, como um ecossistema. Porém essa regra de Jobs vem trazendo para alguns usuários um problema, lentidão do sistema após a atualização.


Os usuários ultimamente vêm reclamando do iOS 5, versão mais recente do sistema, ele deixa o equipamento lento, seja o celular, o tocador de música ou o tablet. As reclamações são desde lentidão do sistema, fechamento repentino de aplicativos, alto consumo de bateria.

A explicação para esses problemas esta no hardware dos produtos mais antigos, que não são eficientes para o novo iOS. Um exemplo que explica isso é que o processador presente em um iPhone 3GS não é o mesmo do iPhone 4, que também não possui o mesmo processador do iPhone 4S, ultimo versão do aparelho lançada.

Alguns especialistas dizem que os únicos aparelhos da Apple que rodam o iOS 5 com 100% da capacidade são o iPhone 4S e o iPad 2. As assistências técnicas especializadas em produtos da marca dizem que informam aos clientes que a atualização pode gerar lentidão, entre outros problemas para os aparelhos antigos. Mesmo com a informação 8 de cada 10 clientes preferem fazer a atualização.

Em outras palavras a regra do Jobs não vem sendo muito boa atualmente, pois a evolução do hardware e muito rápida e as atualizações são mais pesadas causando falhas nos produtos que às vezes não tem nem um ano de diferença com o novo lançamento da marca.


Fonte: Folha de São Paulo/Caderno TEC

Nenhum comentário: