Em setembro passado, o jornal The Australian noticiou que engenheiros da Austrália estavam ajudando James Cameron a criar um submarino para águas profundas que descesse até as Fossas Marianas, o ponto mais baixo da Terra, a 11km da superfície, no fundo do Oceano Pacífico. A ideia de Cameron seria entender a vida marinha abissal na sua pesquisa para Avatar 2.
Embora o equipamento esteja em construção, a viagem pode ser adiada. O Coming Attractions diz ter confirmado com uma fonte que a 20th Century Fox não está disposta a permitir que o diretor desça as fossas depois dos terremotos no Japão. Já seria uma expedição arriscada, sem os abalos sísmicos. As fossas, a leste das Ilhas Marianas, ficam na fronteira entre as placas tectónicas do Pacífico e das Filipinas.
O homem visitou o ponto mais fundo do oceano apenas uma vez, em 1960. Pesquisadores do Woods Hole Oceanographic Institution, dos EUA, desenvolvem um robô capaz de descer as fossas, mas por enquanto não há planos de explorá-las. Pelo visto Cameron terá que adiar os seus também.
Cameron rodará os dois filmes ao mesmo tempo, a partir do final de 2011. Avatar 2 tem lançamento previsto para dezembro de 2014 e Avatar 3 deve chegar aos cinemas um ano depois, em dezembro de 2015.
Via Omelete/Marcelo Hessel
Nenhum comentário:
Postar um comentário