domingo, 2 de agosto de 2009

Microsoft+Yahoo+Android

Microsoft: A Microsoft foi acusada diversas vezes de prática monopolista pela Comissão Européia. Isso quer dizer que, segundo a Comissão, a companhia não dá chance pra concorrência. O último problema começou porque o Windows já vem com o Internet Explorer instalado, o que atrapalharia o desempenho dos outros navegadores. Pra Comissão Européia, isso foi visto como uma violação a livre concorrência. Por causa do Windows, o Internet Explorer é líder absoluto em todo o mundo. Ameaçada de levar uma multa, a Microsoft anunciou uma nova janela no Internet Explorer. Essa janela vai aparecer na primeira vez que o usuário for abrir o programa, trazendo todas as opções de navegadores concorrentes. Se a proposta for aprovada pela Comissão Européia, a ação deve ser usada pra todo o mundo.

Microsoft + Yahoo: Depois da tentativa frustrada de comprar o Yahoo, a Microsoft fechou uma parceria com o portal. O acordo vai unificar os serviços de buscas das empresas. Ou seja, os sites ligados ao Yahoo vão passar a usar o Bing, que é o novo buscador da Microsoft. A ideia é diminuir a diferença do Google - que domina as buscas online nos Estados Unidos com uma grande vantagem. A Microsoft aposta também no poder publicitário do Yahoo, e acredita que vai aumentar os lucros do seu buscador Bing.

Android + Netbooks: O netbook da Acer, que traria o Android como sistema operacional, teve seu lançamento adiado. O principal benefício do sistema do Google seria o preço, já que ele é de graça. Além disso, o Android é mais leve que o Windows. Mesmo assim, parece que a Acer não conseguiu fazer o sistema operacional funcionar corretamente. Tanto que a empresa anunciou que o netbook teria dual boot, ou seja, viria também com o Windows instalado. Por causa disso, o lançamento do aparelho perdeu um pouco o sentido, já que o preço voltaria a subir com o Windows instalado. Com o anúncio do Chrome OS, o novo sistema operacional do Google voltado pra netbooks, parece que o lançamento pode acabar nem acontecendo. Apesar disso, a empresa garante que seu portátil com Android vai sair no fim do ano.

Nenhum comentário: